POR QUE TER UMA CASA ORGANIZADA
Você provavelmente já ouviu dizer que uma casa bagunçada remete a uma vida bagunçada. Pilhas de louça suja na pia, documentos espalhados em diferentes gavetas, uma xícara esquecida na sala, roupas jogadas pelos cômodos, armarios lotados, documentos perdidos... Uma casa desorganizada, muito mais que incômodo visual, pode provocar uma série de transtornos, desde estresse, depressão e ansiedade, até doenças físicas como obesidade, diabetes e alergias respiratórias. Nossa casa é nosso refúgio, que reflete a nossa vida e como estamos nos sentindo naquele momento. Se ela transmite uma energia positiva, é natural que também nos sintamos bem. Se nosso emocional estiver desequilibrado, muito provavelmente nossa casa também estará uma bagunça. Você concorda?
BAGUNÇA AFETA CRIANÇAS
Esses aspectos se tornam ainda mais importantes quando há crianças em casa. Tanto a organização dos espaços da criança como da própria casa como um todo é fundamental para o desenvolvimento, a aprendizagem e o bem-estar infantil, inclusive por uma questão de integridade física. Especialmente para as crianças menores, uma casa pode apresentar riscos iminentes como tomadas sem dispositivos de segurança, sacos plásticos, produtos de limpeza, remédios e materiais cortantes em locais inadequados. A desorganização dos objetos no ambiente pode causar uma certa desestabilização no mundo interno de uma criança, como ser que está aprendendo sobre o ambiente e interagindo com ele
BAIXA PRODUTIVIDADE
A falta de organização pode levar, ainda, ao comprometimento da qualidade da vida em diversos outros aspectos. Isso porque a bagunça pode acabar deixando as pessoas confusas, sem foco, o que diminui a capacidade de produção. Quando se passa uma parte significativa de tempo procurando coisas, inevitavelmente, você perde compromissos, paga conta com multas e até mesmo deixa de usar seu tempo para coisas que lhe dão prazer. Outra questão importante a se levar em consideração é que dificilmente ambientes desorganizados e cheios de coisas são limpos com a frequência que deveriam, acarretando alergias, doenças de pele e até bronquite.
CONCLUSÃO
Não há problema em ter uma pequena bagunça, afinal viver em uma casa de revista (extremamente organizada) também deve ser entediante. Mas, acabamos de ver que você pode vir a ter problemas quando a bagunça começa a afetá-lo. À medida em que limpamos e organizamos nossa casa física, também colocamos em ordem nossa mente e coração! Portanto, a organização é definitivamente uma coisa inteligente a fazer para melhorar sua vida.